segunda-feira, 13 de setembro de 2010

2010 pode ser encerrado com maior               estoque de milho da história.

       Ao divulgar, ontem, os últimos resultados da safra de grãos de 2010, a CONAB também apresentou um balanço da oferta e demanda de milho no presente exercício. 
Está prevendo que 2010 será encerrado com um estoque da ordem de 12,7 milhões de toneladas, o que, se vier a confirmar-se, consistirá no maior estoque final de milho de todos os tempos.
 Nesse balanço, a CONAB também prevê que as exportações de milho irão crescer mais de 20% neste ano, chegando aos 9,5 milhões de toneladas. Apesar do aumento, esse é um volume ainda inferior ao recorde mantido desde 2007, ano em que o Brasil exportou 10,9 milhões de toneladas de milho. 





Apesar dos bons preços recebidos pela laranja na safra 2010/11, conforme pesquisas do Cepea, os gastos também aumentaram, principalmente com colheita e transporte da fruta até a indústria. Segundo dados do Cepea, no acumulado do ano (janeiro-setembro/2010), o custo médio da colheita foi de R$ 2,00/caixa, praticamente o dobro do despendido na temperada de 2002 (R$ 1,02/cx – valor nominal). Quanto ao mercado in natura, pesquisas do Cepea apontam que as negociações estiveram mais aquecidas na semana passada, favorecidas pelo tempo quente.